O Legado de Rui Mingas: Entre as Alturas do Atletismo, a Política e a Harmonia Musical
Rui Mingas, ilustre coautor do hino nacional de Angola, ex-ministro dos Desportos e prestigioso embaixador em Portugal, faleceu hoje em Lisboa após enfrentar bravamente uma doença prolongada, conforme informou uma fonte diplomática à Lusa.
Nascido em 12 de maio de 1939, Rui Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas deixou sua marca na juventude, destacando-se no atletismo, notadamente nas modalidades de salto em altura e 11 metros barreiras. Ativo membro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido governante desde a independência em 1975, Rui Mingas exerceu papéis importantes como deputado e ministro dos Desportos.
Além de sua notável carreira política, Mingas foi um respeitado músico, compondo obras inspiradas nos poemas dos renomados escritores angolanos Viriato da Cruz, Agostinho Neto – primeiro Presidente de Angola -, Mário António e António Jacinto.
Entre suas notáveis realizações na música, destacam-se composições como "Cantiga por Luciana”, "Poema da farra”, "Makezu”, "Muadiakimi”, "Birin birin”, "Monagambé”, "Adeus à hora da partida” e "Meninos do Huambo”, que enriquecem o legado cultural de Angola.
Enviar um comentário